A Ponte do Rio Kwai

Filme de guerra realizado em 1957 pelo britânico David Lean e protagonizado por Alec Guiness, William Holden e Jack Hawkins.
Talvez o mais popular dos títulos realizados pelo consagrado David Lean, é um dos mais categorizados filmes de guerra. Rodado integralmente no Sri Lanka, o argumento desenrola-se na Birmânia de 1943, num campo de prisioneiros britânicos dominado pelo coronel japonês Saito (Sessue Hayakama). O principal oficial dos britânicos aprisionados é o tradicional coronel Nicholson (Alec Guiness), um homem que se rege pelos princípios da Convenção de Genebra. Juntamente com os seus homens, é colocado a construir uma ponte sobre o rio Kwai, de forma a permitir o reforço das tropas japonesas. Depois de um conflito com o oficial japonês, este não tem outra alternativa senão a de entregar a Nicholson a liderança do projeto. Contudo, Shears (William Holden), um oficial americano que se evadira do campo, é incumbido de destruir a ponte, enfrentando a recusa de Nicholson, que pretende levar a construção da ponte em frente. Consciente da importância da eliminação dessa ponte para a estratégia de vitória aliada, é o próprio coronel britânico a dinamitar a sua obra.
A espetacularidade das cenas de ação, aliada ao ambiente de forte tensão psicológica (especialmente entre as personagens interpretadas por Guiness e Holden), fez com que este filme se tornasse um clássico dos filmes militares. Teve também um bom desempenho nas bilheteiras, arrecadando, em três anos de exibição, a quantia de 30 milhões de dólares, feito considerável para a época. A Academia também premiou a valia do filme, galardoando-o com sete Óscares, nomeadamente nas categorias de Filme, Realizador, Ator (Guiness), Argumento, Banda Sonora e Montagem. Como Michael Wilson e Carl Foreman (os argumentistas deste filme) faziam parte da "lista negra" de Hollywood, celebrizada pela "caça às bruxas" do senador McCarthy, o Óscar foi atribuído ao autor do romance original: Pierre Boulle. Também ganhou extraordinária popularidade o tema musical Colonel Bogey March.
Como referenciar: A Ponte do Rio Kwai in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 08:28:53]. Disponível na Internet: