A Quinta Dimensão

A série de ficção científica norte-americana The Twilight Zone, que em Portugal ficou conhecida por A Quinta Dimensão, estreou na televisão dos Estados Unidos da América em 1958. A série foi criada pelo argumentista Rod Serling (1924-1975), que escreveu 92 dos 156 episódios transmitidos até janeiro de 1964 no canal CBS.
O próprio Serling apresentava a história de cada episódio, que era a preto e branco e durava cerca de meia hora. Terror, suspense e humor eram os estilos mais utilizados para um tema que, como o próprio nome indica, se baseia naquilo que ultrapassa o entendimento e perceção humanas.
A série tornou-se num dos maiores sucessos da história da televisão e passou em dezenas de países de todo o mundo, incluindo Portugal. Vários atores famosos, como Robert Redford, Burt Reynolds e Dennis Hopper, participaram em episódios de A Quinta Dimensão, antes de se tornarem conhecidos. O primeiro episódio da série era sobre um homem que constatou que estava completamente sozinho numa cidade deserta. No final, verificou-se que era um teste para observar como os seres humanos responderiam em situações de extrema solidão durante viagens espaciais. Neste episódio, ficou patenteada a essência da série, já que, em cada semana, surgia uma história fora do comum que no final se tornava ainda mais estranha.
Em 1985, foi feita uma nova série de The Twilight Zone, desta vez a cores e com episódios de duração aproximada de uma hora. Passou também na CBS, entre 1985 e 1987. Alguns realizadores famosos dirigiram episódios da nova série, como foi o caso de Wes Craven, John Milius, Joe Dante e William Friedkin. Também houve nomes conhecidos a escrever argumentos, caso de Stephen King, Ray Bradbury e Sidney Sheldon. Quanto a atores, há a registar a presença, entre outros, de Bruce Willis, Morgan Freeman, Frances McDormand e Martin Landau. Alguns episódios da série original foram recriados e deram origem as novas versões.
Ainda antes de esta série ser transmitida, foi feito, em 1983, nos Estados Unidos da América um filme inspirado em A Quinta Dimensão, chamado Twilight Zone - The Movie, composto por quatro histórias. A produção coube a Steven Spielberg, que realizou um dos episódios, enquanto os outros três estiveram a cargo de John Landis, Joe Dante e George Miller.
Como referenciar: A Quinta Dimensão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 06:57:56]. Disponível na Internet: