A Semente do Diabo

Filme de terror norte-americano escrito e realizado em 1968 por Roman Polanski, Rosemary's Baby foi interpretado por Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer e Maurice Evans, entre outros. O argumento adapta o romance homónimo de Ira Levin.
Marco absoluto do cinema de terror, este é o primeiro filme americano de Roman Polanski. A história centra-se num jovem casal que espera o seu primeiro filho. Rosemary (Mia Farrow) e Guy (John Cassavetes), recém-casados, mudam-se para um apartamento novo na cidade de Nova Iorque (o cenário é o famoso edifício Dakota, onde viveu John Lennon). Têm por vizinhos um casal de idosos, Minnie (Ruth Gordon) e Roman Castevet (Sidney Blackmer), que são simpáticos mas um pouco intrometidos. Apesar das reservas que Rosemary mantém em relação à excentricidade dos vizinhos e aos barulhos estranhos que ouve com frequência, Guy vai-se relacionando cada vez mais com eles. Pouco tempo depois de Guy conseguir um papel numa peça da Broadway (estava desempregado), Minnie aparece em casa de Rosemary para lhe oferecer mousse de chocolate. Rosemary descobre que está grávida, mas fica com uma estranha ansiedade. Em consequência, o velho casal ganha um súbito interesse pela saúde de Rosemary. Esta tem um sonho no qual é violada por um monstro e os seus receios vão-se intensificando. Passa a ter misteriosas comichões no estômago e a sentir-se isolada e assustada, começando a pensar que o círculo de amigos encabeçado pelos Castavets não é o que parece. Fica então obcecada pela ideia de que foi inseminada por Satanás e agora carrega no ventre um demónio e vive no meio de um antro de bruxas. Assim que dá à luz, a diabólica verdade é revelada e a criança é-lhe retirada.
Apesar do tema sobrenatural, o mais assustador do filme é a forma como retrata um quotidiano absolutamente realista, com pessoas altamente credíveis, para o que muito contribui o grupo de excelentes desempenhos. Aproveitando os receios associados à gravidez e as paranoias apocalípticas, A Semente do Diabo marcou em definitivo o cinema de terror e abriu a porta para outro clássico do género – The Exorcist (O Exorcista, 1973).
Ruth Gordon venceu o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Secundária. O filme recebeu ainda a nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado e mais três nomeações para os Globos de Ouro.
Como referenciar: A Semente do Diabo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 22:14:07]. Disponível na Internet: