A Volta ao Mundo em 80 Dias

Filme de aventuras norte-americano realizado em 1956 por Michael Anderson, Around the World in 80 Days foi interpretado por David Niven, Cantinflas, Shirley MacLaine, Robert Newton e Charles Boyer, entre outros. O argumento foi escrito por S. J. Perelman, John Farrow e James Poe, adaptando o livro homónimo da autoria de Júlio Verne. A história acompanha o filantropo Phileas Fogg (David Niven), que aposta com os membros de um clube londrino por si frequentado que é capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias - isto em 1872, época em que as viagens eram muito mais demoradas. Viajando de comboio, barco, balão ou elefante, Fogg faz-se acompanhar de Passepartout (Cantinflas) e, pelo caminho, acaba por se cruzar com uma princesa (Shirley MacLaine) e ser perseguido por um detetive de Londres, o inspetor Fix (Robert Newton).
Venceu cinco Óscares - Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado , Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora -, tendo sido ainda nomeado para mais três: Melhor Realizador, Direção Artística e Guarda-Roupa.
Como referenciar: A Volta ao Mundo em 80 Dias in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 09:25:40]. Disponível na Internet: