Aaron Klug

Físico e biólogo molecular britânico, Aaron Klug, nasceu em Zelvas, na Lituânia, a 11 de agosto de 1926. Aos 3 anos de idade foi para Durban na África do Sul e estudou na Universidade de Medicina de Witwatersrand, em Johannesburgo onde obteve um curso pré-médico. No entanto, sentindo falta de uma formação mais profunda, transferiu-se para o curso de Química e daí para as físicas e matemáticas onde obteve a sua licenciatura.
Klug realizou pesquisa física na Universidade de Cape Town onde obteve o seu MSc e adquiriu bons conhecimentos no domínio da difração dos raios X.
Em 1949, trabalhou no Laboratório Cavendish realizando pesquisas sobre cristalografia dos raios X em proteínas. Residente em Inglaterra, em 1953, iniciou-se como pesquisador no Birkbeck College em Londres onde trabalhou com Rosalind Franklin. Em 1955 doutorou-se na Universidade de Cambridge.
Klug chegou à direção do Vírus Structure Research Group em 1958, e permaneceu com este cargo até 1962, quando passou para o staff do Medical Research Council Laboratory em Cambridge, tornando-se seu diretor em 1986.
Klug e a sua equipa de trabalho desenvolveram métodos cristalográficos para a análise tridimensional de estruturas biológicas, especialmente ácidos nucleicos e vírus.
Pelos trabalhos desenvolvidos na área da microscopia eletrónica cristalográfica, Klug recebeu o Prémio Nobel da Química em 1982. Em 1988 foi feito Cavaleiro da Ordem de Mérito.

Como referenciar: Aaron Klug in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-07 01:46:04]. Disponível na Internet: