A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura1 min

Abid Hamid Mahmud Al-Tikriti
favoritos

Militar iraquiano, terá nascido entre 1955 e 1965, não sendo conhecida a data exata do seu nascimento. Era primo afastado de Saddam Hussein, presidente do Iraque deposto em 2003, e xeque de duas tribos.
Abid começou por ser um dos oficiais sem patente que servia de guarda-costas a Saddam Hussein, mas foi subindo de posto até chegar a tenente-general. Depois Saddam escolheu-o para seu braço-direito.
Na década de 90, ocupou cargos de chefia em zonas onde alegadamente haveria armas de destruição maciça armazenadas.
Saddam Hussein, de quem Abid Hamid foi conselheiro, confidente e braço-direito
Abid Hamid era dos mais próximos confidentes de Saddam Hussein, tendo sido escolhido para seu secretário particular em 1991. Tornou-se num conselheiro privilegiado de Saddam, nomeadamente no que tocava a questões de segurança do regime, de espionagem e de defesa. A seu cargo tinha uma equipa de cerca cem elementos para fazer o secretariado ao presidente.
Era Abid quem controlava o aceso das pessoas a Saddam Hussein, tendo também poder para contestar e anular decisões do governo.
Liderou a Organização Especial de Segurança, que protegia os líderes do Partido Baath, no poder, assim como inspecionava possíveis casos de insubordinação entre os militares.
A 18 de junho de 2003 foi capturado pelas forças norte-americanas que invadiram o Iraque para depor o regime de Saddam Hussein.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Abid Hamid Mahmud Al-Tikriti na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$abid-hamid-mahmud-al-tikriti [visualizado em 2026-06-06 14:13:42].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre