Abner Doubleday

Oficial do exército americano, Abner Doubleday nasceu a 26 de junho de 1819, em Ballston Spa, em Nova Iorque. Formou-se na academia militar de West Point em 1842, foi oficial de artilharia na Guerra do México entre 1846 e 1848 e na guerra contra os índios Seminole, na Flórida, entre 1856 e 1858. Quando se dispararam os primeiros tiros da Guerra Civil Americana, Abner estava no Fort Sumter, no estado da Carolina do Sul, onde começou a crise. Lutou em muitas grandes batalhas pelos unionistas e, em 1863, foi promovido a coronel. Retirou-se do exército dez anos depois e fixou residência em Mendham, New Jersey, onde faleceu a 26 de janeiro de 1893.
Abner Doubleday é indicado como o inventor do jogo de basebol, em 1839, em Cooperstown, Nova Iorque, onde está localizado o Baseball's Hall of Fame. Este título foi-lhe atribuído no século XIX, quando os principais donos das equipas de basebol tentaram afastar qualquer ligação deste jogo aos ingleses e formaram uma comissão para investigar quem tinha sido o seu criador. Albert Goodwill Spalding foi o principal impulsionador da ideia de que o basebol é uma invenção puramente americana e foi também ele quem propôs a criação daquela comissão e escolheu os seus membros.
Apesar de Abraham Mills ser o presidente da comissão, a maior parte da investigação foi feita por James Sullivan, da empresa American Sports Publishing Company, cujo dono era Albert Goodwill Spalding. Embora a investigação tenha sido muito curta, a comissão recebeu uma carta de Abner Graves, um mineiro reformado de Denver, que viveu em Cooperstown quando era novo e que garantiu que Abner Doubleday tinha criado o basebol em 1839, quando era estudante na Green's Select School, em Cooperstown. Quando Mills escreveu o seu relatório, a 30 de dezembro de 1907, aceitou grande parte desta história como sendo verdadeira.
Esta teoria é frequentemente refutada, baseada principalmente em três argumentos: primeiro, Abner Doubleday não estava em Cooperstown em 1839, mas sim em West Point e a escola não tinha férias de verão nessa altura; segundo, ele nunca se referiu ao basebol nos seus diários e muito menos proclamava ter sido o seu inventor; e, por último, o seu obituário publicado no jornal New York Times também não faz qualquer menção ao basebol.
Como referenciar: Abner Doubleday in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-18 20:40:21]. Disponível na Internet: