ácaro

Animais pertencentes à ordem dos Acarinos, os ácaros são sem dúvida o grupo de aracnídeos mais importantes sob o ponto de vista médico e económico. Excedem de longe as outras ordens em número de indivíduos e espécies. Embora apenas cerca de 30 000 espécies tenham sido descritas, alguns cientistas calculam a existência entre 500 000 e 1 milhão de espécies.
Centenas de indivíduos de várias espécies de ácaros podem ser encontrados num filídio de um musgo de uma floresta. São encontrados em todo o mundo em habitat terrestres e aquáticos, desenvolvendo-se em regiões inóspitas como desertos, regiões polares e fontes termais de elevada temperatura. Muitos acarinos são parasitas durante um ou mais estádios do seu ciclo de vida.
A maior parte dos acarinos medem menos de 1 mm. As carraças que fazem parte de uma subordem dos acarinos e medem entre alguns milímetros e ocasionalmente 3 cm. Uma carraça pode ficar enormemente distendida com o sangue ingerido de uma vitíma. Os acarinos diferem de todos os outros aracnídeos devido a uma completa fusão do cefalotórax e abdómen, sem nenhum sinal externo de divisão ou segmentação. Na primavera as carraças fêmeas depositam os ovos num local abrigado e o nascimento ocorre cerca de dois meses depois. As larvas trepam aos arbustros no sentido de encontrar hospedeiro apropriado aos quais aderem. Então depois de alimentar-se deixam-se cair e mudam de hospedeiro. Por sua vez, as ninfas e, a seguir, os adultos fazem o mesmo.
As carraças podem viver longos períodos de tempo sem se alimentarem, algumas um ano ou mais, se não encontrarem hospedeiro apropriado. Uma carraça transmissora da febre tifoide necessita de dois anos para completar o seu ciclo biológico.
Os ácaros podem provocar muitos prejuízos quer agrícolas com a destruição das produções vegetais quer animais destruindo-lhes os tecidos dérmicos. Podem ainda transmitir doenças graves, como, por exemplo, o tifo.
Como referenciar: ácaro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 09:45:14]. Disponível na Internet: