access point

Nome dado ao componente de hardware e/ou software que, ligado a um computador, permite a ligação de outros computadores numa rede sem fios, de forma segura.
O termo access point tanto pode ser usado para designar o dispositivo de Hardware que, através de uma antena incorporada, permite o envio e receção de dados através de uma rede wireless sob a forma de ondas de rádio e também para identificar um computador equipado com um adaptador de rede sem fios e o software apropriado. Os access points mais recentes podem suportar a ligação em rede até 255 clientes, eliminando a necessidade dos fios habitualmente indispensáveis como no caso das redes Ethernet.
O alcance de um access point pode chegar até aos 100 metros, dependendo no entanto de diversas variáveis, como sejam a sua localização (no interior ou no exterior), os obstáculos físicos, o tipo de antena, ou as condições climatéricas. Contudo, recorrendo a aparelhos repetidores estrategicamente colocados, é possível amplificar os sinais de rádio do access point de forma a aumentar significativamente o seu alcance, e assim garantir a completa mobilidade dos utilizadores dentro da área coberta.
No entanto, as redes wireless estão ainda um passo atrás das redes físicas, que recorrem a cabos para ligar os computadores entre si: enquanto numa rede Ethernet, por exemplo, se pode chegar a atingir velocidades de transferência de dados na ordem dos 1000 Mbit/s (megabits por segundo), uma rede wireless mantida por um access point não consegue ultrapassar a barreira dos 54 Mbits/s.
Como referenciar: access point in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 15:28:50]. Disponível na Internet: