aceleração

A aceleração é uma grandeza física, de símbolo a, definida como a razão entre a variação da velocidade (Dv) e o intervalo de tempo em que ocorreu essa variação (Dt). Esta grandeza indica o modo como a velocidade varia no tempo.
Mais corretamente, esta aceleração deve ser designada por aceleração média, uma vez que ocorre durante um intervalo de tempo relativamente grande.
Quando a variação de velocidade se dá num intervalo de tempo muito pequeno, o limite do quociente entre a variação da velocidade e o tempo tende para zero, designando-se então por aceleração instantânea. A aceleração instantânea corresponde à variação da velocidade num dado intervalo de tempo, provocada por uma força constante.
A unidade do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o metro por segundo ao quadrado, cujo símbolo é m/s2.
Um metro por segundo ao quadrado é a aceleração adquirida por uma partícula material de massa um quilograma quando submetida à ação de uma força de intensidade um newton.
A aceleração é uma grandeza física vetorial, isto é, é definida por um vetor e como tal, necessita de um ponto de aplicação, uma direção, um sentido e uma intensidade para que fique totalmente caracterizada.
Para um corpo animado de movimento retilíneo uniforme, a aceleração é constante e é dada pelo quociente entre a variação da velocidade e o tempo. Se a aceleração não for constante, esta é dada pela derivada da velocidade em ordem ao tempo.
No caso do movimento curvilíneo, é necessário ter em conta as componentes tangencial e normal do vetor aceleração.
Como referenciar: aceleração in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-25 07:59:35]. Disponível na Internet: