acelerómetro

Um acelerómetro consiste num instrumento ou dispositivo utilizado para medir a aceleração. De um modo geral, um dispositivo sensível à aceleração designa-se por acelerómetro.
Consiste num objeto que possui um grau de liberdade relativo em relação ao seu próprio eixo, ao qual se encontra ligado por uma saliência. A esta liga-se o objeto a estudar. Quando este sofre uma aceleração, o peso, por efeito da inércia, tende a conservar a sua velocidade, deslocando-se em relação ao eixo. A magnitude deste deslocamento dá uma medida da aceleração. Os primeiros acelerómetros eram basicamente sistemas mecânicos construídos com molas ou giroscópios. Hoje em dia, existem desde acelerómetros de estado sólido, muito pequenos e sem peças móveis, que podem ser facilmente utilizados nas condições mais extremas, aos acelerómetros que utilizam lasers e fibras óticas, o que permite atingir precisões nunca antes alcançadas.
Os acelerómetros são usados em sismógrafos, em sistemas de navegação automática para aviões militares e em sistemas de medida ou registo de impactos.

Como referenciar: acelerómetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-18 22:41:35]. Disponível na Internet: