acento (gramática)

Sinais gráficos que se associam a vogais para assinalar exceções nas regras da acentuação. Os acentos gráficos em Português são o acento agudo [´], utilizado para marcar a vogal tónica aberta numa palavra (ex: lágrima, óptimo), o acento circunflexo [^], utilizado para assinalar a vogal tónica fechada (ex: você, avô), e o acento grave [`], usado para marcar as vogais subtónicas abertas resultantes de uma contração entre palavras (ex: a + a = à; a + aquilo = àquilo). Embora alguns autores considerem o til (~) como um acento, o til é uma marca de nasalidade não necessariamente correspondente a uma alteração de acento, que é um parâmetro fonológico (ver aceção 2).
Em Português, utilizam-se acentos gráficos sempre que a palavra não seja grave, de acordo com a acentuação verificada na maior parte das palavras portuguesas (ex: explícito/ explicito; cópia/ copia), ou com função distintiva. Utilizam-se os acentos gráficos para distinguir:

1) palavras homógrafas heterofónicas como <demos> (Pretérito Perfeito do Indicativo) / <dêmos> (Presente do Conjuntivo); <pode> (Presente do Indicativo)/ <pôde> (Pretérito Perfeito do Indicativo);
2) palavras com vogal tónica fechada em homografia com palavras sem acento próprio, como <pelo> e <pelo>; <porquê> e <porque>; <pôr> e <por>;

3) palavras que possuem vogal tónica aberta e que são homógrafas de palavras sem acento próprio, como < às> e <as>; <para> e <para>;

4) terceiras pessoas do singular e do plural das formas verbais do Presente do Indicativo dos verbos ter e vir e seus compostos: <tem>/ <têm>; <contem>/ <contêm>; <vem>/ <vêm>; <convem>/ <convêm>.

O acento gráfico distingue-se do acento fonológico, porque apenas assinala, na ortografia da palavra, alterações à tendência geral da acentuação portuguesa (que é a de que a maioria das palavras é acentuada na penúltima sílaba - ex: vinagre, ditongo). Caso não se verifique esta condição fonológica, assinalam-se na escrita as sílbas tónicas das palavras esdrúxulas (ex: goa, lego) e das palavras agudas (ex: trisa, cana) através de acentos gráficos.
Como referenciar: acento (gramática) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 08:34:24]. Disponível na Internet: