acetaldeído

O acetaldeído, nome comercial do etanal, consiste num aldeído alifático, de fórmula CH3CHO. É um líquido incolor de odor anestesiante, inflamável, com uma temperatura de ebulição de 20,8 ºC e facilmente oxidável pelo ácido acético, que aparece como produto de fermentação.
Polimeriza facilmente originando paraldeído (soporífero) e metaldeído. Condensa-se facilmente com álcalis para formar o aldol (3-hidroxibutanol).
O acetaldeído é formado a partir da oxidação do etanol ou do eteno. Industrialmente obtém-se por hidratação catalítica do acetileno ou por desidrogenação do álcool etílico na forma de vapor.
O acetaldeído é um importante produto de partida para a obtenção de ácido acético e dos seus anidridos, aldol, acetilcelulose, acetato de etilo, álcool, clorofórmio, corantes e explosivos, assim como resinas sintéticas. Como o acetaldeído dissolve gorduras, óleos e resinas, é útil como solvente.
Como referenciar: Porto Editora – acetaldeído na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-20 23:26:11]. Disponível em