acidez de um vinagre

O vinagre é um líquido que contém cerca de 4% de ácido acético, obtido a partir da oxidação do álcool contido no vinho ou no malte de cereais. Como é obtido a partir de produtos naturais, o vinagre contém outras substâncias ácidas. Contudo, como estas se encontram em pequenas quantidades, na determinação da sua acidez considera-se que ele contém exclusivamente ácido acético.
A concentração de ácido acético no vinagre é elevada, o que torna necessária uma diluição prévia. Esta diluição também tem a vantagem de atenuar a cor natural do vinagre, a qual interfere na observação da mudança de cor da solução no ponto final.
Para a realização da experiência de determinação da acidez de um vinagre, é necessário o seguinte material: copos de titulação, balão volumétrico, bureta de 25 ml, conta-gotas, funil de vidro, pipeta e proveta. Os reagentes utilizados são os seguintes: vinagre, solução de NaOH de concentração rigorosa e fenolftaleína.
Começa-se por realizar uma diluição prévia, uma vez que a concentração de ácido acético no vinagre é muito elevada. Assim, pipeta-se com o auxílio de uma pipeta volumétrica uma quantidade determinada de vinagre, deita-se para um balão volumétrico previamente lavado e completa-se o volume com água desionizada até atingir a capacidade do balão. Rolha-se o balão e agita-se até homogeneização completa.
Em seguida procede-se à titulação da solução anteriormente preparada. Para cada copo de titulação, mede-se (com o auxílio de uma pipeta volumétrica) solução de vinagre diluída e adiciona-se água desionizada (medida com proveta) e, por fim, o indicador (fenolftaleína). A solução fica incolor.
Adiciona-se à bureta solução de NaOH de concentração rigorosa.
Finalmente, junta-se à solução contida no copo de titulação a solução de NaOH gota a gota, até ao aparecimento da primeira cor rósea persistente à agitação e anota-se o volume gasto de NaOH.
Repete-se o procedimento para o outro copo.
Determinado o volume de NaOH gasto na titulação, calcula-se a acidez do vinagre, expressa em gramas de ácido acético por 100 ml de vinagre.
Como referenciar: acidez de um vinagre in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-15 23:03:41]. Disponível na Internet: