ácido

Um ácido é um composto químico de sabor picante que, em solução aquosa, se dissolve eletroliticamente, originando iões hidrogénio e radicais ácidos. Os iões hidrogénio formam com a água iões hidrónio, H3O+, característicos das soluções ácidas.
Os ácidos formam sais (sais ácidos) com os metais e com os óxidos e hidróxidos metálicos, nos quais os iões hidrogénio são parcialmente substituídos por iões metálicos (por exemplo hidrogenocarbonatos e hidrogenossulfatos). Segundo o número de átomos de hidrogénio na molécula, classificam-se os ácidos em monobásicos ou polibásicos (por exemplo o HCl será um ácido monobásico e o H3PO4 um ácido tribásico) e, segundo a presença ou ausência de oxigénio na molécula, os ácidos são classificados em oxácidos (por exemplo H2SO4) ou hidrácidos (por exemplo HCl).
A força de um ácido relaciona-se com o grau de dissociação, isto é, com a concentração de iões hidrogénio na solução (pH). Assim, por exemplo, os ácidos sulfúrico, clorídrico e nítrico são ácidos fortes, os ácido sulfuroso e fosfórico são ácidos semifortes e os ácidos cianídrico, acético e bórico são ácidos fracos.
Um ácido pode ser reconhecido pela reação corada de um indicador. Deste modo, em solução ácida, o indicador tornesol fica vermelho, o indicador vermelho-do-congo fica azul e a fenolftaleína, vermelha em meio básico, fica incolor.
Como referenciar: Porto Editora – ácido na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-23 22:03:01]. Disponível em