ácido carbónico

O ácido carbónico é um ácido fraco, dibásico, de fórmula H2CO3, não isolável, que se forma em pequena quantidade quando se dissolve dióxido de carbono em água.
Este ácido, na sua forma pura não pode ser isolado, apesar de poder ser produzido em soluções de éster a -30 ºC.
Este ácido decompõe-se a temperaturas de 20-25 ºC, libertando dióxido de carbono. Por este motivo, os seus sais são decompostos por muitos ácidos. O ácido carbónico desloca os ácidos cianídrico, sulfídrico, hipocloroso e bórico dos seus sais e faz passar os cromatos a dicromatos.
Os sais do ácido carbónico são carbonatos neutros e carbonatos ácidos (bicarbonatos ou hidrogenocarbonatos).
Os carbonatos são muito vulgares na Natureza. Um dos mais abundantes é o carbonato de cálcio (CaCO3), que forma massas muito grandes (calcários) em determinadas regiões. Pode também aparecer nas formas de mármore e de giz.
Os carbonatos podem preparar-se por vários processos: passagem do dióxido de carbono por soluções de hidróxidos, ação do dióxido de carbono sobre sulfuretos, cianetos e boratos alcalinos e alcalinoterrosos, calcinação de sais de ácidos orgânicos e dupla decomposição.
Como referenciar: ácido carbónico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 14:31:18]. Disponível na Internet: