ácido carboxílico

Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que contêm um ou mais grupos carboxilo (-COOH) unidos a um grupo alquilo ou arilo.
O ácido carboxílico mais vulgarmente conhecido e utilizado é o ácido acético.
Os ácidos carboxílicos (grupo característico -COOH) obtêm-se por oxidação de um álcool, no qual o grupo OH se une a um átomo de carbono situado no extremo da cadeia (carbono terminal).
O nome dos ácidos carboxílicos obtém-se substituindo o o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo oico.
Segundo o número de grupos carboxilo que possuem, os ácidos carboxílicos dividem-se em monocarboxílicos, dicarboxílicos, tricarboxílicos, etc.
Os ácidos carboxílicos são bastante mais fracos do que os ácidos inorgânicos e os seus pontos de fusão e de ebulição são mais elevados do que os de outras classes de compostos de semelhante peso molecular.
Formam sais solúveis (carboxilatos) por reação com hidróxido de sódio (NaOH) ou bicarbonato de sódio em solução aquosa.
Os ácidos carboxílicos são comercializados como intermediários de síntese. Muitos deles encontram-se na Natureza, intervindo no metabolismo animal e vegetal. Assim, por exemplo, o ácido metanóico é o responsável pela irritação provocada pela picada de uma formiga, razão pela qual é vulgarmente conhecido por ácido fórmico.
O mais importante de todos eles é o ácido acético. Este é um líquido incolor, de cheiro penetrante, sabor azedo e miscível com a água. É muito corrosivo quando puro e reage com alguns metais, nomeadamente com o magnésio e com o zinco, libertando hidrogénio.
É usado como solvente e reagente na indústria e no laboratório.
Além disso, é também usado na alimentação sob a forma de vinagre e usado na produção de acetatos (sais derivados do ácido acético), tais como acetato de celulose e acetato de vinilo.
É ainda utilizado na indústria dos polímeros e no fabrico da aspirina (ácido acetilsalicílico).
Como referenciar: Porto Editora – ácido carboxílico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-01 13:41:58]. Disponível em