ácido glioxílico

O ácido glioxílico ou ácido formilfórmico é um ácido orgânico de fórmula OHC-COOH, e é o mais simples dos ácidos-aldeídos. Consiste numa forma modificada do ciclo dos ácidos tricarboxílicos que ocorre na maioria das plantas e micro-organismos, mas não nos animais superiores. Esta via evita as duas etapas de descarboxilação do ciclo dos ácidos tricarboxílicos mediante a cisão do ácido isocítrico em succínico, o qual se pode utilizar na biossíntese de glucose (gluconeogénese), e ácido glioxílico, ao qual se incorpora uma molécula de acetil-CoA para formar malato. Este último oxida-se originando ácido oxalacético, que se volta a condensar com nova molécula da acetil-CoA e inicia outra volta do ciclo. Desta maneira, em cada volta incorporam-se duas moléculas de acetil-CoA e forma-se uma de ácido succínico.
Este ciclo possibilita às plantas e aos micro-organismos a utilização da acetil-CoA procedente, por exemplo, da degradação dos ácidos gordos, como única fonte de carbono para a biossíntese de glúcidos.
Como referenciar: Porto Editora – ácido glioxílico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-04 17:45:44]. Disponível em