aconselhamento

O aconselhamento psicológico é uma abordagem onde os pacientes são incentivados a resolver ou a reajustar os seus problemas com o apoio de um conselheiro. Não é uma psicoterapia, uma vez que o psicólogo que faz aconselhamento não se preocupa com desordens psicológicas graves.
Existem diferentes tipos de aconselhamento, nomeadamente o aconselhamento da vida afetiva (conjugal e relacional) e o da vida social (orientação escolar e profissional).
Em qualquer dos casos, segue-se a linha da psicologia de Carl Rogers, em que se pretende que o cliente encontre a sua própria solução e decisão. O conselheiro tem o papel de facilitador do processo de decisão que cabe ao cliente.
Mais recentemente, os psicólogos influenciados pela Escola de Palo Alto e por Erickson já usam formas mais diretivas de aconselhamento, em que sugerem e encaminham o cliente para uma decisão mais positiva.
Como referenciar: Porto Editora – aconselhamento na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-21 02:29:02]. Disponível em