actante

No quadro teórico da gramática de valências, proposto por L .Tesnière, o actante é um complemento verbal, equivalente ao argumento, na designação generativista, que estabelece uma relação forte com o verbo a que se subordina. É um complemento pedido pelo verbo e dele dependente, que corresponde a um lugar vazio aberto pelo verbo, pronto a ser atualizado através de uma realização morfossintática. Os actantes podem ser facultativos ou obrigatórios, consoante possam ou não ser suprimidos, sem risco de agramaticalidade.

i) Ela [actante facultativo] mora em Londres [actante obrigatório].
ii) *Ela [actante facultativo] mora.
iii) Eu [actante facultativo] escrevi um postal [actante facultativo] à Ana [actante facultativo].
iv) Eu [actante facultativo] escrevi à Ana [actante facultativo].
v) Eu [actante facultativo] escrevi um postal [actante facultativo].

Cada actante desempenha uma dada função sintática e temática (ou semântica). M. Vilela (1992, 1999) propôs uma tipologia de actantes para o português capaz de descrever todos os "modelo frásico" possíveis, que são determinados pelo número de complementos obrigatórios ou facultativos previstos por um dado verbo, núcleo da frase. Assim, cada verbo é analisado em função do número de actantes previstos, da sua função sintática e da sua função temática, o que constitui a estrutura valencial do verbo. Sintaticamente, existem dez actantes, organizados pela seguinte ordem: A1 - Sujeito; A2 - Objeto Direto; A3 - Objeto Indireto; A4 - Complemento Preposicional; A5 - Complemento Situativo/Locativo; A6 - Locativo Direcional; A7 - Temporativo ou Complemento de Tempo; A8 - Complemento de Medida, Duração e Preço; A9 - Complemento de Modo e A10 - Predicativo do Sujeito e Predicativo do Objeto Direto. Semanticamente, e de acordo com o tipo de verbo (que pode ser de estado, de evento/processo ou de ação), os actantes podem desempenhar as funções de Agente, Objeto (Afetado ou Efetuado), Atributo, Resultativo/Efetuado, Experienciador, Destinatário/Beneficiário, Posicionador, Causador Externo e Instrumento. Segundo este quadro teórico, teríamos a seguinte análise dos actantes do verbo "parecer":

vi) A ideia (=A1; Afetado) pareceu-me(=A3; Experienciador) excelente (=A10; Atributo).
Como referenciar: actante in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 07:18:12]. Disponível na Internet: