ActiveX

O termo ActiveX representa um conjunto de tecnologias que estão presentes nas aplicações e ferramentas da Microsoft. Esta tecnologia afeta diretamente todos os utilizadores e programadores de aplicações orientadas aos ambientes Microsoft, como o sistema operativo Windows, o Internet Explorer, o Microsoft Office e o Visual Basic, entre outros.
A base do nascimento do ActiveX é a tecnologia OLE (Object Linking and Embedding) que possibilita a inserção de objetos dentro de documentos, criando, desta forma, o conceito de documentos compostos. Um exemplo de OLE pode ser um ficheiro do MS Word que contém texto, imagem e som, sendo o resultado final um documento composto por vários objetos. Todas as tecnologias integradas no ActiveX são desenvolvidas utilizando o Component Object Model (COM) da Microsoft.
O COM surgiu com o aparecimento de uma nova versão da tecnologia OLE-OLE2. Os arquitetos do OLE2 tinham por objetivo a criação de um mecanismo mais genérico que permitisse a uma aplicação fornecer serviços a outra. Rapidamente, o COM passou a ser usado em tecnologias que pouco ou nada tinham a ver com a composição de documentos e a Microsoft passou a dispor de uma nova tecnologia de infraestruturas genéricas que precisava de ser batizada. Inicialmente, foi escolhido o termo OLE mas funcionando como um termo genérico e não como um acrónimo ligado à noção anterior de documentos compostos. Este passava a designar toda a tecnologia que usasse o COM. No entanto, a escolha de um termo que anteriormente designava Object Linking and Embedding, e agora tomava outra conotação, provocou ambiguidades.
Surgiu, então, na primavera de 1996, o termo Ative X, que passou a designar um subconjunto de tecnologias baseadas no COM, voltando o termo OLE a assumir a sua definição original de tecnologia de documentos compostos. Por seu turno, o COM continuou a ser a grande família formada por muitas componentes, entre as quais: Distributed COM (DCOM), COM+, MSMQ, Microsoft Transation Server (MTS), ActiveX Controls, entre outras.
Não se pode confundir o termo genérico ActiveX, que representa uma larga família de tecnologias, com ActiveX Controls, que representa uma tecnologia específica dessa família. Os ActiveX Controls são gravados como ficheiros DLL (Dynamic Link Library), que são ativados em conjunto com as aplicações que os invocam.
Estes ficheiros DLL não correm individualmente. O Internet Explorer e o Visual Basic são exemplos de aplicações informáticas que invocam os ActiveX Controls. Durante alguns anos o principal concorrente dos ActiveX Controls foi o OpenDoc promovido pela Apple e IBM, mas este acabaria por sucumbir e haveriam de surgir os JavaBeans. No mercado crescente das componentes para o ambiente de trabalho, a maioria destas é construída à custa de ActiveX Controls.
Enquanto os sistemas operativos Windows continuarem a ter a importância adquirida, as tecnologias ActiveX continuarão a desempenhar um papel muito importante para os seus utilizadores.
Como referenciar: ActiveX in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 19:28:36]. Disponível na Internet: