aculturação

Termo que designa o processo de contacto entre culturas diferentes e as suas consequências. Refere-se tanto à interação direta entre culturas como à exposição de uma cultura a outra através dos mass media ou de outras formas de comunicação. A aculturação supõe a assimilação de um grupo de uma cultura por uma outra cultura, resultando na alteração dessa cultura e em modificações na identidade do grupo. Num processo de aculturação existe a possibilidade de verificação de tensões entre as culturas em presença.
É frequente exemplificar o processo de aculturação com a situação que se verificou com a conquista e colonização de várias regiões do globo pelos países da Europa. Mesmo nestes casos de dominação expressa, não só as nações desenvolvidas "impuseram" a sua cultura aos povos menos desenvolvidos como os países colonizadores também acabaram por adotar traços das culturas das regiões colonizadas.
Como referenciar: aculturação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 07:39:39]. Disponível na Internet: