acústica

A acústica define-se como a ciência que estuda o som e propagação das ondas sonoras no ar e noutros fluidos. Esta ciência encontra-se inserida na mecânica.
A velocidade com que se propagam as ondas sonoras foi medida pela primeira vez pela Academia Florentina.
A experiência consistiu em colocar dois canhões frente a frente e fazer disparar um deles e o artilheiro do outro calcular o tempo entre o clarão e a audição da detonação. Dividindo-se a distância entre os dois canhões pelo tempo determinado, obteve-se uma velocidade. Em seguida, disparou-se o segundo canhão e calculou-se do mesmo modo a velocidade. Se não houver vento, as duas medições devem ser iguais e dar precisamente o valor da velocidade do som.
O som também se propaga na água e nos corpos sólidos.
Em 1827, conseguiu-se determinar a velocidade de propagação do som na água. A experiência consistiu em fazer-se tocar um sino no lago de Genebra e determinar-se o momento em que se recebeu o som noutro ponto do lago.
A acústica pode ser também definida como a ciência que se ocupa das características sonoro-técnicas de um espaço. Esta ciência melhora a acústica de um compartimento, mediante a correta disposição das superfícies e a instalação de um revestimento insonorizante.
Assim, a acústica de um edifício é uma característica associada à sua capacidade de permitir uma audição clara de um discurso, ou de música no seu interior.
Como tal, não devem existir ecos nem ressonâncias, e o tempo de reverberação (tempo que um som emitido anteriormente se ouve após a sua emissão, devido à reflexão das ondas sonoras nas superfícies limítrofes de um local ou de qualquer espaço) deve estar perto do ótimo.
Os ecos podem ser reduzidos evitando superfícies curvas extensas, revestindo as superfícies com materiais que absorvam o som ou dividindo grandes superfícies planas.
A altura de um som exprime-se pela sua frequência. O domínio da acústica estende-se hoje ao estudo de vibrações de frequências compreendidas entre 20 e 20 000 ciclos por segundo. As vibrações de frequência superior a 20 000 ciclos por segundo ou inferior a 20 ciclos por segundo designam-se, respetivamente, por ultrassons e infrassons.
Como referenciar: acústica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 17:50:32]. Disponível na Internet: