ADSL

O ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma das variantes da tecnologia DSL (Digital Subscriber Line). Esta tecnologia permite a transmissão de voz e de dados a uma velocidade bastante elevada através da adaptação das linhas telefónicas normais, aumentando substancialmente a capacidade de transmissão das mesmas e conseguindo velocidades de navegação semelhantes às das ligações por cabo.
Quando se efetua uma ligação à internet através de um modem convencional, as frequências utilizadas para o envio e receção de dados são semelhantes às utilizadas para a transmissão de voz. No entanto, estas são apenas uma pequena parte do espetro de frequências disponíveis numa linha telefónica. O ADSL, bem como outras variantes da tecnologia DSL, codifica digitalmente as frequências disponíveis (entre os 300 Hz e os 3200 Hz) e utiliza-as para a transmissão de dados a uma velocidade muito superior à que é possível utilizando um modem convencional. Para que tal seja possível, é necessária a utilização de um modem especial, um modem ADSL, e a ativação deste serviço obriga a alterações importantes na central telefónica a que pertence a linha telefónica do utilizador do mesmo.
A forma de funcionamento desta tecnologia é, tal como o nome indica, assimétrica, isto é, a banda de frequências utilizada é dividida em duas, uma para o envio de dados do servidor para o utilizador e a outra para a sua receção, que funcionam com diferentes velocidades. O utilizador tem mais capacidade de receber do que enviar informação. O ADLS2+ aumentou enormemente as capacidades desta tecnologia, permitindo velocidades até 24Mbps de download e 1 Mbps de upload. Para que seja possível utilizar a tecnologia ADSL para aceder à Internet não é suficiente adquirir um modem ADSL, é necessário que a operadora de telefone fixo do utilizador disponibilize o serviço, uma vez que nem todas as linhas telefónicas normais permitem a utilização desta tecnologia. As principais vantagens da tecnologia ADSL são as elevadas velocidades de transmissão e receção de dados, o facto de permitir a utilização do telefone em simultâneo com o acesso à Internet, o facto de os custos serem fixos e a possibilidade de estar permanentemente ligado, uma vez que estes não variam com a duração da ligação.
A tecnologia ADSL é uma das tecnologias consideradas de banda larga.

Como referenciar: ADSL in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 17:58:59]. Disponível na Internet: