adstringente

Uma substância adstringente é aquela que possui uma ação adstringente. Esta consiste na formação de combinações coloidais com as membranas celulares, reforçando as camadas epiteliais e restringindo as funções glandulares e a permeabilidade dos capilares.
Existem adstringentes que formam albuminatos com o plasma sanguíneo e outros que não coagulam a albumina. Ao primeiro grupo pertencem os ácidos tânicos, o tanino, o cloreto de alumínio e o sulfato de alumínio, assim como o álcool, o formaldeído e o hexametilentetramina. Ao segundo grupo pertencem o sulfato potássico de oxiquinolina e os extratos vegetais, como a salva e folhas de arbustos de abrótano. Os adstringentes, como medicamentos, precipitam as substâncias proteicas (tecido conjuntivo elástico e colagénio) e atuam detendo as hemorragias dos pequenos vasos sanguíneos ou as secreções das mucosas e com uma ação reforçada chega-se à formação de uma crosta superficial.
Muitos adstringentes possuem efeitos antissépticos e analgésicos. Usam-se adstringentes no fabrico de cosméticos antitranspirantes (desodorizantes), assim como em loções para o rosto, óleos cutâneos, pós e cremes.

Como referenciar: adstringente in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-05 11:09:42]. Disponível na Internet: