Aeroporto de Bruxelas

O Aeroporto Internacional de Bruxelas fica situado em Zaventem, nos arredores da capital da Bélgica, região da Flandres, e está equipado com três pistas: uma com 3638 metros, outra com 3211 e uma terceira com 2987.
Em 1956 foi aprovada a edificação do aeroporto que, nesse mesmo ano, começou a ser construído em Zaventem, já a pensar no fluxo de passageiros previsto com a realização da Exposição Mundial de 1958 em Bruxelas. No local já tinha funcionado uma base aérea utilizada pelos ocupantes alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
O aeroporto ficou pronto a entrar em funcionamento a 30 de maio de 1958, já preparado para receber os novos aviões da era dos jatos. Apenas seis anos depois de ter entrado em funcionamento, o Aeroporto de Bruxelas sofreu o primeiro aumento de instalações, com a construção de um hangar destinado a receber aviões a jato de maiores dimensões. Em 1972, um novo processo de expansão permitiu ao aeroporto acolher entre seis a oito milhões de passageiros por ano.
Em 1985 foi apresentado um novo plano de expansão e, nesse sentido, dois anos mais tarde começou a ser construída uma nova torre de controlo. Até 2004 este plano possibilitou a construção de um novo terminal, de um novo cais e de uma nova torre de controlo, entre outros melhoramentos.
O aeroporto entrou em 2005 num processo de recuperação de passageiros, depois de ter descido bastante de nível, com a extinção da companhia aérea belga Sabena.
Ainda em 2005, o Aeroporto de Bruxelas foi considerado pela ACI (Airports Council International)/IATA o Melhor da Europa, com base num inquérito realizado a mais de cem mil passageiros de todo o mundo.
Hoje em dia, o aeroporto é utilizado por cerca de 260 companhias aéreas, entre as quais a portuguesa TAP, com voos para Lisboa.
A 15 de fevereiro de 1961 teve lugar um grave acidente no aeroporto. Ao fazer a aproximação à pista, um Boeing 707 da Sabena acabou por cair provocando a morte de todos os 72 ocupantes assim como de um agricultor que estava no campo onde o avião caiu.
Como referenciar: Aeroporto de Bruxelas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 20:31:32]. Disponível na Internet: