Aeroporto de Narita

O Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, fica situado a cerca de 60 quilómetros a este da capital do Japão, sendo um dos dois principais a servir a cidade.
O aeroporto, inaugurado a 20 de maio de 1978, destina-se essencialmente a voos internacionais e está dotado de duas pistas principais, uma com 4000 metros de extensão e outra com 2180. Na altura chamava-se Novo Aeroporto Internacional de Tóquio.
Trata-se do segundo aeroporto mais movimentado do Japão, a seguir ao de Haneda, também nos arredores de Tóquio e destinado a voos domésticos. Narita serve de base de operações às companhias aéreas japonesas Japan Airlines e All Nippon Airways. O aeroporto, apesar de ter sido inaugurado em 1978, já tinha sido idealizado em 1962, para funcionar como alternativa ao de Haneda. Houve grande contestação por parte da população à construção do aeroporto, nomeadamente por causa de eventuais expropriações. Chegou a haver confrontos com as forças da autoridade e diversos atentados.
O aeroporto ficou finalmente pronto a inaugurar em 1978, tendo sido marcada a data de 30 de março. Contudo, quatro dias antes da inauguração, um grupo armado com cocktails molotov protagonizou um ataque que provocou grandes estragos.
A inauguração acabou por ocorrer a 20 de maio de 1978, entre grandes medidas de segurança. O aeroporto ficou dotado de uma cerca metálica a toda a volta pontuada por torres de observação. Os próprios passageiros eram alvo de revistas rigorosas para prevenir eventuais ataques terroristas.
Por causa dos problemas com as expropriações dos terrenos, aquando da abertura só foi construída uma das três pistas planeadas. Em 1992 foi inaugurado um novo terminal, mas apenas a 18 de abril de 2002 viria a abrir a segunda pista, ainda a tempo de servir o Campeonato Mundial de futebol de 2002, que teve lugar no Japão.
A 1 de abril de 2004, com a privatização do aeroporto, este passou a chamar-se oficialmente Aeroporto Internacional de Narita, como já era vulgarmente conhecido.
Como referenciar: Aeroporto de Narita in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:32:26]. Disponível na Internet: