Aeroporto de Zurique

O Aeroporto Internacional de Zurique fica situado em Kloten, um cantão de Zurique, e é o maior da Suíça.
O aeroporto suíço tem três pistas, a maior das quais com 3700 metros, seguindo-se uma com 3300 e outra com 2500.
Em 2001, com o encerramento da companhia aérea suíça Swissair, devido a falência, o aeroporto sofreu um rude golpe, já que perdeu um elevado número de passageiros. Na altura passavam por ano por Zurique cerca de vinte milhões de passageiros. Apenas em 2006 o também conhecido por Aeroporto de Kloten se voltou a aproximar destes números. Em 1945 a Suíça decidiu construir quatro aeroportos, um deles em Kloten, na região de Zurique, onde havia disponíveis uns terrenos da artilharia suíça.
Os trabalhos de construção iniciaram-se em julho de 1946 e o aeroporto veio a ser inaugurado a 14 de junho de 1948, ficando dotado de uma pista com 1900 metros de extensão. No primeiro ano de operações, foram registados cerca de 112 mil passageiros.
No final da década de 50 foi feita uma extensão da pista e construída uma nova, seguindo-se, em 1970, uma terceira, esta juntamente com um novo terminal preparado para acolher aviões a jato. Em 1981 foi aumentado e melhorado o Terminal A, ficando também apto a receber aviões a jato.
Em 2003 ficou concluída uma nova fase de expansão que dotou o Aeroporto de Zurique de um novo terminal e de um comboio subterrâneo que o liga ao terminal já existente. Entretanto, foi elaborado e posto em prática um novo projeto de expansão já que o aeroporto se encontra próximo do seu limite de operações.
O Aeroporto de Zurique é uma das principais bases de operações da Swiss International Air Lines, que substituiu a falida Swissair, e da companhia aérea alemã Lufthansa.
A companhia aérea nacional de Portugal, a TAP, opera a partir de Zurique para Lisboa e a Portugália assegura ligações ao Porto.
Como referenciar: Aeroporto de Zurique in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 02:57:51]. Disponível na Internet: