Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, é o segundo mais importante de Portugal, embora a nível de movimento esteja abaixo dos de Lisboa e Faro.
O aeroporto portuense tem uma pista principal com 3480 metros de extensão e 45 de largura, fica situado a cerca de onze quilómetros do centro do Porto e é uma das principais estruturas do género no noroeste da Península Ibérica.
Foi inaugurado em 1945 com a designação de Aeroporto de Pedras Rubras. Até então a cidade do Porto era servida em termos de transportes aéreos pelo aeródromo de Espinho, construído em 1935 pela Aeronáutica Militar. O aeroporto foi inaugurado a 3 de dezembro de 1945 com um voo proveniente de Lisboa de um aparelho da Companhia de Transportes Aéreos.
O primeiro voo internacional teve lugar em 1956 e quatro anos mais tarde foi dado início ao serviço de voos regulares com Londres, em Inglaterra.
Em 1975, dado o crescimento da procura do aeroporto, a pista foi aumentada para 3480 metros. Já em meados da década de 80 foi inaugurado um terminal de carga.
Em 1990 deu-se a inauguração da nova aerogare e na altura a designação das instalações passou de Aeroporto de Pedras Rubras para Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foi assim homenageado o primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, falecido a 4 de dezembro de 1980 num desastre de avião em Lisboa quando viajava precisamente para Pedras Rubras.
A 15 de outubro de 2005 foi parcialmente inaugurado um novo terminal, após cinco anos de obras. O aeroporto passou assim a estar apto a acolher cerca de seis milhões de passageiros por ano. Dotado de sete mangas, o terminal permitiu acabar com o transporte dos passageiros por autocarro entre as salas de embarque e os aparelhos. No ano seguinte, 2006, todo o terminal ficou operacional.
Em março de 2007 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi eleito pelo Conselho Internacional dos Aeroportos o terceiro melhor aeroporto da Europa e o terceiro melhor do mundo entre os que acolhem menos de cinco milhões de passageiros por ano.
Como referenciar: Aeroporto Francisco Sá Carneiro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-10 04:22:09]. Disponível na Internet: