Afonso da Maia
Personagem da obra Os Maias, de Eça de Queiros, o avô de Carlos da Maia, é descrito como "um pouco baixo, maciço, de ombros quadrados e fortes", lembrando, "com a sua face larga de nariz aquilino, a pele corada, quase vermelha, o cabelo branco (...) e a barba de neve (...), um varão esforçado das idades heroicas, um D. Duarte de Meneses ou um Afonso de Albuquerque". Afonso da Maia, que na juventude vivera exilado em Inglaterra devido às ideias liberais, personifica de algum modo a integridade moral e a retidão de princípios tornadas raras no país, que o levam a condenar o diletantismo do neto e as suas aventuras sentimentais. Depois de ter assistido, impotente, à desgraça do filho Pedro e ao seu posterior suicídio, o segundo grande desgosto familiar - a tomada de conhecimento da relação incestuosa entre o neto Carlos e Maria Eduarda - levá-lo-á à morte.
Partilhar
Como referenciar
Afonso da Maia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$afonso-da-maia [visualizado em 2026-07-21 12:52:11].
Outros artigos
-
Maria EduardaPersonagem da obra Os Maias, de Eça de Queirós, filha de Maria Monforte e de Pedro da Maia, ignora t...
-
CarlosProtagonista de Viagens na Minha Terra, Carlos tem sido entendido como máscara ficcional de Garrett,...
-
MaiaAspetos Geográficos O concelho da Maia, do distrito do Porto, localiza-se na Região do Norte (NUT II...
-
Carlos da MaiaProtagonista masculino do romance Os Maias, filho de Pedro da Maia e de Maria Monforte, cresce na co...
-
Os MaiasRomance em dois volumes, publicado em 1888 com o subtítulo Episódios da vida romântica, é considerad...
-
Sousa NetoRepresentante da administração pública, Sousa Neto surge em Os Maias, de Eça de Queirós, como figura
-
MalhadinhasPersonagem da obra O Malhadinhas de Aquilino Ribeiro. "Malhadinhas de Barrelas, homem sobre o meanho
-
Sindbad, o marinheiroNa saga das As Mil e Uma Noites, Schehrazad, na 291.ª noite, preparou-se para contar ao rei Schahria
-
Peter PanProtagonista da obra homónima, publicada em 1904, do escritor escocês J. M. Barrie (1860-1937). Pete
-
MónicaPersonagem-tipo, pois, como afirma o narrador, "Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com
Partilhar
Como referenciar 
Afonso da Maia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$afonso-da-maia [visualizado em 2026-07-21 12:52:11].