agentes mutagénicos

Considera-se agente mutagénico qualquer fator físico ou químico que pode alterar o código genético de um indivíduo.
A informação genética que se encontra numa forma codificada constitui o código genético.
A alteração brusca e imprevista do material hereditário denomina-se mutação. Em certos casos, as mutações atingem uma pequena fração da molécula de ADN, afetando apenas um gene e denominam-se mutações genéticas. Noutros casos, as mutações alteram o número ou a estrutura dos cromossomas e designam-se mutações cromossómicas.
Os genes que se manifestam em determinadas circunstâncias dependem das relações que se estabelecem com o código genético e o ambiente que caracteriza essas circunstâncias.
Nem sempre essa interação se realiza de um modo transitório. Fatores ambientais podem provocar alterações definitivas no ADN. Essas alterações constituem mutações induzidas. Qualquer agente responsável por uma mutação é um agente mutagénico e o processo que conduz ao seu aparecimento denomina-se mutagénese.
Os agentes mutagénicos são os mais diversos: alterações ambientais, radiações ultravioleta, raios X, substâncias químicas, agentes poluidores, etc.
Como referenciar: agentes mutagénicos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-26 18:00:53]. Disponível na Internet: