agroturismo

O agroturismo corresponde a uma relativamente recente modalidade de Turismo em Espaço Rural (TER), cujo sucesso decorre da acelerada deterioração das sociedades urbanas e dos condicionamentos ambientais negativos que este fenómeno acarreta.

Como resultado deste processo, as populações urbanas têm cada vez mais vontade de se ausentar, ainda que temporariamente, das cidades. O meio rural deixa assim de ser sinónimo de atraso e os seus patrimónios cultural e paisagístico passam a constituir uma mais-valia que atrai muitos dos habitantes das cidades.
A sua genuinidade e, sobretudo, a proximidade à natureza, ainda, em grande parte dos casos, sem discotecas nem centros comerciais, coincidem com o "paraíso" com que sonham muitos dos habitantes citadinos.

Nesta modalidade turística, o hóspede poderá assistir às atividades normalmente ligadas à lavoura, desenvolvidas pela família que o acolhe, e até participar nelas. O visitante poderá ainda degustar os pratos e manjares típicos do lugar.

À participação do hóspede nas atividades agrícolas, bem como à associação das atividades agropecuárias e turísticas, chama-se agroturismo.

Esta atividade é, para o agricultor, uma extensão da atividade agrícola que desenvolve e não pretende substituir a atividade principal. Corresponde a uma integração entre o exercício das atividades económicas tradicionais e a promoção de uma nova atividade que é possível e viável em meio rural - o turismo.

Trata-se, assim, de uma interação que, podendo não ter grande interesse para um lavrador adulto, reveste-se certamente de grande importância para os seus filhos ou netos, aos quais importa transmitir o legado ambiental que ainda persiste em meio rural.

Constitui, na sua essência, uma atividade que aporta um intercâmbio cultural bilateral: para o lavrador e respetiva família, que têm uma excelente oportunidade para o desenvolvimento da sua cultura pessoal e, simultaneamente, para o turista, que pode aprender e satisfazer grande parte das suas curiosidades relativas ao meio rural.

Como referenciar: agroturismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-13 21:10:03]. Disponível na Internet: