água-oxigenada

A água-oxigenada, nome vulgarmente atribuído ao peróxido de hidrogénio, é um líquido viscoso, instável, incolor ou azul pálido, de fórmula molecular H2O2. Este composto decompõe-se de imediato por ação da luz ou na presença de iões metálicos formando-se água e oxigénio. Soluções muito concentradas podem decompor-se explosivamente.

O peróxido de hidrogénio pode ser obtido em laboratório adicionando ácido diluído a peróxido de bário (BaO2) a 0 ºC.

Industrialmente fabricam-se grandes quantidades por eletrólise de soluções de KHSO4 e H2SO4. Existem ainda outros processos industriais que envolvem oxidação catalítica de hidrogénio e água na presença de oxigénio, usando níquel, paládio ou platina com um antraquinona.

O peróxido de hidrogénio é geralmente comercializado em soluções aquosas e a sua concentração é expressa em volumes. Por exemplo, peróxido de hidrogénio a 20 volumes significa 20 volumes de oxigénio por cada volume de solução.

É um agente de oxidação forte, e daí o seu uso como fraco antiséptico e como agente descolorante do vestuário, cabelo, entre outros.

Quando concentrado serve como carburante para foguetões.


Como referenciar: Porto Editora – água-oxigenada na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-24 11:21:20]. Disponível em