Ahmed Chalabi

Dirigente político iraquiano nascido em 1945, no seio de uma família rica de banqueiros.
Em 1956 fugiu do Iraque e foi viver para os Estados Unidos da América e para Inglaterra. Estudou Matemática na Universidade Chicago e no Instituto de Tecnologia do Massachusetts.
Em 1977 fundou o Banco Petra, na Jordânia, que entraria em falência em 1990. Dois anos depois, Chalabi foi julgado à revelia tendo sido acusado de fraude bancária. Um tribunal jordano condenou-o a 22 anos de trabalhos forçados. Chalabi alegou que o caso se tratou de um golpe orquestrado pelo regime de Bagdade para denegrir a sua imagem. Apesar de se ter tornado um homem de negócios, manteve-se sempre preocupado com o seu país, tendo assumido a sua faceta de opositor ao regime de Saddam Hussein. Assim, tornou-se líder do Congresso Nacional Iraquiano (CNI) um dos mais fortes movimentos de oposição ao regime iraquiano. Em meados dos anos 90 tentou organizar uma revolta dos curdos na zona curda controlada pelo Iraque, mas a rebelião não foi bem sucedida e centenas de combatentes morreram. O Congresso Nacional Iraquiano (CNI), que se tinha sedeado no Norte do Iraque, em Irbil, acabou por ser expulso do país pelas forças militares de Saddam Hussein. Muitos dos dirigentes do CNI foram executados e outros como Chalabi tiveram de fugir da região.
Em 1998 o presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, aprovou um plano de ajuda financeira aos grupos opositores a Saddam Hussein e a maior parte do dinheiro foi entregue ao CNI. Mas apesar de ter bastante apoio entre as forças políticas norte-americanas, o CNI de Chalabi não é muito bem visto no Iraque e o seu líder foi mesmo acusado de usar o movimento para tirar benefícios próprios. Até dentro do CNI houve lutas internas de poder, embora Chalabi posteriormente tenha garantido que o partido estava unido.
Com a deposição de Saddam Hussein do poder após a intervenção militar norte-americana no Iraque em 2003, Ahmed Chalabi foi insistentemente falado com um dos mais prováveis sucessores do ditador.
Entretanto, em julho de 2003 foi chamado para integrar um governo de coligação no Iraque destinado a transformar o país numa democracia através de uma estrutura federalista com representantes de todos os grupos étnicos.
Como referenciar: Ahmed Chalabi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 00:48:59]. Disponível na Internet: