Ahmed Qurei

Político palestiniano, também conhecido por Abu Ala, nasceu em 1937, em Abu Dis, em Jerusalém.
No final dos anos 60 juntou-se à Fatah, um grupo pertencente à OLP (Organização para a Libertação da Palestina). No entanto, só em meados da década de 70 começou a ganhar algum realce como membro da OLP. Nessa altura dirigia as empresas financeiras e produtivas da OLP no Líbano que, em 1980, já rendiam 40 milhões de dólares por ano à organização, empregando cerca de 6500 trabalhadores.
Mas a OLP foi obrigada a abandonar o Líbano e Ahmed Qurei acompanhou o líder Yasser Arafat quando este se mudou para a Tunísia. Qurei foi subindo na hierarquia da OLP até que, em 1989, foi eleito membro do Comité Central da Fatah. Iniciou aqui a sua carreira política e tornou-se protagonista especialmente no que tocava a negociações de paz.
Em 1993 foi um dos responsáveis pela elaboração dos Acordos de Oslo, que levaram à assinatura de um tratado de paz com Israel e proporcionaram a autonomia palestiniana na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Ainda nesse ano, conseguiu fazer aprovar um plano de desenvolvimento para a Palestina numa Conferência do Banco Mundial. Ahmed Qurei conseguiu obter os fundos para concretizar o plano, que passou a fazer parte da estratégia da OLP para os territórios palestinianos.
Ajudou ainda a constituir o Conselho Económico para o Desenvolvimento e Reconstrução da Palestina, uma organização destinada a angariar fundos internacionais.
A seguir foi eleito para presidir ao Conselho Legislativo Palestiniano.
Em setembro de 2003 tornou-se primeiro-ministro do povo palestiniano, depois do seu antecessor, Mahmoud Abbas, ter resignado após se ter envolvido numa luta interna com Yasser Arafat.
No entanto, esta nomeação de Qurei não foi pacífica dado que também ele teve os seus diferendos com Arafat na formação de um novo governo, nomeadamente no que respeitava à nomeação do ministro do Interior.
Como referenciar: Ahmed Qurei in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 04:04:10]. Disponível na Internet: