Alan Jones

Piloto australiano, nascido a 2 de novembro de 1946, começou a sua carreira na Fórmula 1, no Grande Prémio da Espanha de 1975, com 29 anos, ao volante de um carro da marca Hesketh-Ford.
Ao serviço desta equipa participou em quatro corridas na sua primeira época na Fórmula 1, passando depois para a equipa Hill-Ford.
Em 1977 alcançou a sua primeira vitória numa prova, ao vencer o Grande Prémio da Áustria no circuito de Zeltweg.
Em 1980 sagrou-se campeão do mundo de pilotos da Fórmula 1, pela primeira e única vez na sua carreira. Nesse mesmo ano, conduziu para a equipa Williams-Ford e ganhou cinco provas durante a época: os Grandes Prémios dos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França e Argentina.
No ano seguinte ficou em terceiro lugar na classificação final do mundial de pilotos, conseguindo a última vitória da sua carreira no Grande Prémio dos Estados Unidos da América, no circuito de Long Beach, ainda ao serviço da Williams-Ford.
Alan Jones retirou-se definitivamente da Fórmula 1 em 1986, com um título de campeão e doze vitórias em Grandes Prémios no seu palmarés. Pelo meio, em 1978, Jones ganhou também o campeonato das séries CanAm.
Como referenciar: Porto Editora – Alan Jones na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-02 20:13:35]. Disponível em