Alanis Morissette

Cantora e compositora rock, Alanis Morissette nasceu a 1 de junho de 1974, em Ottawa, no Canadá. Esteve desde muito cedo ligada ao mundo da música. Na sua infância tocou piano e compôs as suas primeiras canções. Aos 10 anos participou no programa televisivo para crianças "You Can't Do That On Television" e alcançou o seu primeiro sucesso no Canadá com o single Fate Stay With Me, gravado com o dinheiro do concurso. O seu primeiro álbum, Alanis (1991), vendeu mais de 100 mil cópias no Canadá e apresentou um conjunto de baladas e canções orientadas para a dança. Seguiu-se Now Is The Time (1992), álbum que não se afastou da sonoridade do disco anterior, embora com vendas bastante inferiores.
Com Jagged Little Pill (1995) foram ultrapassadas as fronteiras do Canadá e conquistadas as tabelas mundiais de vendas. Editado pela Maverick, a editora de Madonna, o álbum apresentava uma sonoridade mais rock, com temas que rapidamente fizeram do álbum um dos maiores sucessos do ano: "You Oughta Know", "Hand In My Pocket", "What I Really Want", "Ironic" e "You Learn", entre outros.
Em 1996, Alanis Morissette foi nomeada para seis prémios grammy, tendo ganho nas categorias de Álbum do Ano e Canção do Ano, entre outros. Em 1998, participou na banda sonora do filme City of Angels, com o tema "Uninvited".
O álbum seguinte, Supposed Former Infatuation Junkie (1998), originou os singles Thank U, Unsent e Joining You. A 10 de dezembro de 1998, em Paris, participou no concerto para a celebração do 50.º aniversário da proclamação dos Direitos Humanos, juntamente com os Radiohead, Tracy Chapman e Peter Gabriel.
A estreia no cinema deu-se com um pequeno papel no filme Dogma (1999), de Kevin Smith. Além disso, Alanis foi mantendo outras atividades, nomeadamente na realização dos seus próprios videoclips na participação na série televisiva "O sexo e a cidade" e na peça de teatro "Monólogos da Vagina". A cantora visitou o nosso país para um espetáculo no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, a 29 de junho de 1999.
Ainda no decorrer desse ano, sai para o mercado um registo acústico Unplugged, conferindo uma nova roupagem aos seus temas de maior sucesso e onde incluiu uma versão de "King of Pain", de Sting. Este disco trouxe Alanis ao conhecimento de outros públicos e recuperou o álbum de 1998, mostrando uma sonoridade íntima e pessoal.
Em 2002, a cantora editou Under Rug Swept , assumindo a composição integral do álbum e reaproximando a sua sonoridade do disco Jagged Little Pill. O disco foi bem aceite pela crítica e registou um nível de vendas considerável. A cantora viu também o seu trabalho de produção premiado na cerimónia dos prémios Juno, no Canadá. Ainda durante esse ano, registou-se a edição de uma compilação, também em formato DVD, com o título Feast on Scraps.O ano de 2003 representou o regresso aos palcos, numa tournée que percorreu a América do Norte e os principais países europeus. O ano de 2004 marcou a edição de novo registo discográfico, sob o título So-Called Chaos.
Como referenciar: Alanis Morissette in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 15:53:19]. Disponível na Internet: