alavanca

Uma alavanca é uma máquina simples formada por um corpo rígido, geralmente uma barra, que se apoia e pode girar em torno de um ponto fixo designado por fulcro.
Esta tem como princípio básico a possibilidade de poder mover grandes cargas por meio de forças pequenas.
A alavanca constitui uma das máquinas mais importantes e também das mais antigas. Já os antigos egípcios as utilizavam na sua vida quotidiana. Atualmente, utilizam-se em diferentes tipos de balanças, manivelas, tornos e engrenagens.
Quando há movimento as forças aplicadas à barra designam-se por potência e resistência. A potência é a força que produz trabalho positivo e a resistência é a força que provoca um trabalho negativo.
À distância entre o fulcro e o ponto de aplicação das forças atribui-se o nome de braço da alavanca.
Segundo a regra da alavanca, esta está em equilíbrio quando a força multiplicada pelo braço da força for igual à carga multiplicada pelo braço da carga.
Desta forma, com a força limitada de um ser humano é possível movimentar cargas várias vezes superiores às que se poderiam movimentar sem a sua ajuda.
As alavancas são classificadas consoante as forças (potência e resistência) atuam ou não do mesmo lado do fulcro.
Assim, distingue-se alavanca de primeira ordem ou interfixa, alavanca de segunda ordem ou inter-resistente e alavanca de terceira ordem ou interpotente.
Numa alavanca interfixa o fulcro fica colocado entre a potência e a resistência. Numa alavanca inter-resistente a resistência fica entre o fulcro e a potência e numa alavanca interpotente a potência situa-se entre o fulcro e a resistência.
Como referenciar: alavanca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 05:07:25]. Disponível na Internet: