Aleijadinho

Arquiteto, escultor e entalhador brasileiro, António Francisco Lisboa, "O Aleijadinho", nasceu em 1730, em Vila Rica (atualmente Ouro Preto), Minas Gerais, no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, arquiteto português, e de uma escrava africana de nome Izabel.
A sua formação artística e profissional deve-se a seu pai, ao contacto com a oficina de um tio entalhador, António Francisco Pombal, e ao escultor e entalhador José Coelho de Noronha.
Ficou conhecido como o Aleijadinho devido a uma doença grave que sofreu em 1777, que o deformou fisicamente, tendo passado a andar de joelhos e a trabalhar com os instrumentos de esculpir amarrados aos punhos, ajudado pelos seus escravos. Apesar da sua doença só deixou de trabalhar muitos anos mais tarde, quando a cegueira o afetou nos últimos dois anos de vida. Não só a doença mas também as circunstâncias históricas e sociais, os preconceitos de classe, de raça e de nacionalidade provocaram no seu relacionamento com a sociedade uma instabilidade e irritabilidade recíprocas que se manifestam no seu trabalho.
A sua obra, de matriz barroca, elabora uma síntese das referências europeias com a cultura afro-brasileira, revelando um aprofundamento da apropriação regional do "modelo", conferindo-lhe uma identidade própria de grande qualidade em qualquer uma das áreas em que se evidenciou.
Algumas das suas principais obras são: Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto (1766-1792); modificação do frontispício da Igreja do Morro Grande (1763); Igreja do Carmo de Sabará e frontispício da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto (1770-1771); Capela dos Terceiros Franciscanos (1774) e frontispício da Igreja de São Francisco de Assis (1795-1800), São João Del-Rei.
A sua obra mais conhecida é o Adro dos Profetas de Congonhas do Campo, Minas Gerais, realizada entre 1800 e 1805.
Faleceu a 14 de novembro de 1814, muito pobre. A sua certidão de óbito refere que morreu com 76 anos, o que põe em causa a data de nascimento conhecida. A ser como esta dita, o ano correto de nascimento seria antes 1738.
Como referenciar: Aleijadinho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-19 19:45:02]. Disponível na Internet: