Aleksandr Borodin

Compositor russo, Aleksandr Borodin nasceu em 1833, em São Petersburgo, e morreu em 1887, na mesma cidade. Foi também um notável cientista no campo da pesquisa de aldeídos.
Mostrou muito cedo o seu dom para a linguagem musical. Ainda na escola, aprendeu a tocar piano, flauta e violoncelo. Embora nunca tenha colocado de parte a música, decidiu dedicar-se à área das ciências, sendo professor de Química, depois de se formar em Medicina. Enquanto professor da Academia Médico-Cirúrgica, compôs o seu primeiro grande trabalho, Symphony N.º 1 in E-Flat Major (1862-67), depois de ter conhecido Mili Balakirev, que pertencia ao "Grupo dos Cinco" (integrado também por Rimski-Korsakov, Modest Mussorgski e César Cui). Em 1869, começou a trabalhar na Symphony N.º 2 in B Minor, na mesma altura em que compunha a sua obra-prima, a ópera Prince Igor (completada postumamente por Rimski-Korsakov e por Aleksandr Glazunov).
O trabalho musical de Borodin nunca foi mais do que uma pausa relaxante no seu trabalho científico. Contudo, coloca-se entre os melhores compositores russos, com uma sensibilidade rítmica fora do comum. Notabilizou-se pelos coloridos orquestrais e pelas melodias, que refletem a música popular russa.
Como referenciar: Aleksandr Borodin in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-04 22:36:28]. Disponível na Internet: