Ali Smith

Escritora escocesa nascida em 1962, em Inverness, na Escócia.
Ali Smith iniciou a sua carreira de escritora em 1995 com a publicação do livro de contos Free Love and Other Stories, graças ao qual viria a ganhar dois prémios, o Saltire Society Scottish First Book of the Year Award e o Scottish Arts Council Award.
Dois anos mais tarde, estreou-se no romance com Like, a história de uma amizade cuja ação decorre na Escócia e em Cambridge, em Inglaterra, localidade para onde a escritora foi, entretanto, viver. Esta obra foi bastante bem aceite pela crítica. Em 1999, Other Stories and Other Stories marcou o regresso aos contos.
Hotel World, romance editado em 2001, conquistou diversos prémios na Escócia e fez parte da lista de favoritos nos importantes galardões literários Orange e Booker. Em Hotel World tudo acontece numa única noite durante a qual acompanhamos o trajeto de cinco personagens, uma das quais é um fantasma.
Ali Smith continuou a intercalar romances e contos e, em 2003, lançou The Whole Story and Other Stories, antes de apresentar, em 2004, o romance The Accidental (A Acidental), graças ao qual ganhou, no ano seguinte, o prestigiado prémio Whitbread, um dos mais importantes de língua inglesa. Ali Smith derrotou os favoritos Salman Rushdie e Nick Hornby. A Acidental conta a história de uma família que, no verão, vai passar férias a Norfolk. Aqui travam conhecimento com uma mulher misteriosa que vai influenciar drasticamente a vida de cada um dos membros da família. O romance é uma versão do filme Teorema, do realizador italiano Pier Paolo Pasolini e já tinha sido incluído na lista final de candidatos do também prestigiado Booker Prize.
Antes de se dedicar em exclusivo à escrita Ali Smith foi professora universitária, profissão que abandonou por sofrer de fadiga crónica.
Paralelamente à carreira de escritora, Ali Smith publica regularmente artigos e crítica literária em órgãos de comunicação social britânicos, como o The Scotsman e o Times Literary Supplement.
Como referenciar: Ali Smith in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 09:13:52]. Disponível na Internet: