Aligatorídeos

Família de répteis da ordem dos crocodilos constituída por indivíduos de sangue frio e com o corpo recoberto por escamas e placas córneas, independentes umas das outras e também do esqueleto interno.
A boca está separada das fossas nasais por um palato ósseo muito resistente que lhe permite aprisionar e deglutir as presas simultaneamente com a respiração. Os dentes são todos do mesmo tipo, variando apenas no tamanho. Têm uma função unicamente preensora e, quando gastos, são substituídos pelos chamados "dentes de substituição". Os olhos são de secção circular, com a pupila vertical e protegido por uma membrana nictitante. As pálpebras são móveis e as glândulas lacrimais muito desenvolvidas.
A principal característica dos Aligatorídeos é a de que, quando fecham a boca, o quarto dente do maxilar inferior fica oculto. Inclui os caimões (gén. Caiman) que se encontram na América Central e na América do Sul e os aligátores (gén. Alligator) que se encontram na China e na América do Norte.
Como referenciar: Aligatorídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:23:21]. Disponível na Internet: