Artigos de apoio

Alinhamento de Carnac
Situado na região de Carnac, na zona da comuna de Morbihan, na Bretanha francesa, o núcleo megalítico pré-histórico comporta três grupos de alinhamentos. O de Kermario, composto de 10 linhas representando um total de 982 menires, é o mais belo e conhecido dos grupos. O de Menec compreende 11 linhas e 1100 menires alinhados ao longo de 1,2 km. Por fim o alinhamento de Kerlescan, totalizando 540 menires repartidos por 13 linhas; na sua extremidade encontra-se um cromeleque de 39 menires, bem como um grande menir, apelidado "Gigante do Manio", com 6,5 m de altura.
Se os arqueólogos concordam no facto de este espaço representar um esforço coletivo e de organização notáveis, hesitam em propor uma interpretação, que normalmente repousa na vertente astronómica. A cronologia da sua edificação parece situar-se algures no III/II milénios a. C.
A reputação de Carnac deve-se de igual modo ao túmulo pré-histórico de Saint-Michel, com um comprimento de 217 metros e uma largura de 59 metros, escavado em 1862 por R. Galles, sendo um dos mais imponentes monumentos deste tipo integrado no neolítico médio.
O museu local de Miln-Le Rouzic apresenta uma retrospetiva arqueológica da zona e, em particular, o espólio proveniente das numerosas sepulturas megalíticas da região.
Como referenciar: Alinhamento de Carnac in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 03:47:22]. Disponível na Internet: