Almeria

Província situada no Sul de Espanha incluída na Comunidade Autónoma da Andaluzia, tendo a capital na cidade de Almeria. Faz fronteira com as seguintes províncias: Múrcia a norte e a nordeste, Granada a noroeste e oeste; a sul e a oeste esta província é banhada pelo Mar Mediterrâneo.
Tem uma superfície de 8775 km2. A população absoluta da província de Almeria é de 635 850 habitantes, o que equivale a 1,42% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 72,5 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). Almeria é uma cidade portuária onde existe um bairro de ciganos e pescadores denominado La Chanca, onde algumas famílias vivem em grutas de fachadas coloridas e com um interior moderno.
É uma das regiões mais áridas da Europa, podendo, no entanto ocorrer nas montanhas precipitação abundante. Esta província é uma das mais montanhosas de Espanha e é atravessada na direção este-oeste por maciços montanhosos de origem alpina e integrados no sistema Penibético. A sua altitude máxima situa-se no pico Chullo, a 2609 metros. O clima é mediterrâneo, modificado pela altitude nas regiões mais elevadas.
Nas regiões rochosas de paisagem caracterizada por grande aridez, rodaram-se, entre 1960 e 1970, filmes de faroeste (Far-West) conhecidos como Westerns Spaghetti por terem sido realizados por italianos.
Como referenciar: Almeria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 21:40:41]. Disponível na Internet: