Alminhas da ponte de Cernadela

Situada junto à ponte de Cernadela, no concelho de Macedo de Cavaleiros, é uma construção de índole religiosa com uma planta quadrada de cantaria em granito. Possui uma base com dois degraus sobre a qual se desenvolve um maciço cuja fachada apresenta uma inscrição que refere ter sido mandada construir por Leonardo José da Cunha Alcoforado no ano de 1766 ("ESTA OBRA MANDOV / FAZER POR SVA DEVOC/AM LEONARDO IOZE D/A CVNHA ALCOFORA/DO DA VILA DOS COR/TIÇOS NO ANNO D 1766").
A parte média desta construção mostra uma abertura retangular encimada por um remate em arco redondo e vedada por uma grade de ferro. Uma cornija envolve todo o seu contorno sendo rematada por um pináculo encimado por uma cruz.
Coroando a fachada, existe uma pedra de armas que encima um pequeno nicho vazio sobre uma mísula. No interior, pode ver-se uma representação esculpida em granito do arcanjo São Miguel segurando uma cruz e ladeado por dois anjos, tendo aos pés a figuração de almas entre as chamas do inferno (alminhas de estilo barroco).
Duas colunas com capitéis coríntios enquadram a representação e suportam, no centro, um frontão quebrado com Cristo na cruz. Uma abóbada cobre este espaço cujas paredes laterais indiciam frescos.
Como referenciar: Alminhas da ponte de Cernadela in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-19 05:56:08]. Disponível na Internet: