Alpes

Cadeia de montanhas do Sul da Europa Central que se estende por 1200 quilómetros, desde a costa do golfo de Génova até à Eslovénia. Abrange o Sudeste da França, o Norte da Itália, a Suíça, o Sudoeste da Alemanha, a Áustria e a Eslovénia, onde culmina na zona de Upper Carniola, num pico denominado Triglav. O Monte Branco, na França, é o seu ponto mais alto (4807 metros).
Devido à sua extensão, esta cadeia montanhosa é dividida e, consequentemente, denominada de diferentes modos, dependendo: das regiões que engloba (Alpes Franceses, Alpes Suíços, etc.); da sua localização geográfica (Alpes do Norte, Alpes Ocidentais, etc.); e do maciço a que pertencem (Alpes Dináricos, Alpes Marítimos, etc.).
A travessia rodoviária e ferroviária deste sistema montanhoso faz-se através dos desfiladeiros e dos túneis. Os Alpes atraem numerosos praticantes de desportos de inverno.
Como referenciar: Alpes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 06:49:25]. Disponível na Internet: