Althea Gibson

Tenista norte-americana, nasceu a 25 de agosto de 1927, em Silver, na Carolina do Sul, no seio de uma família pobre que subsistia às custas da segurança social, e faleceu a 28 de setembro de 2003.
A sua infância foi passada no bairro de Harlem, em Nova Iorque, para onde se mudou aos três anos. Althea tinha problemas na escola e fugiu de casa várias vezes.
Começou a jogar ténis em programas públicos para crianças pobres. Mostrou apetência para a modalidade e ganhou vários torneios. Buddy Walker, um músico, reparou no seu talento e levou-a para o clube de ténis Harlem River. A partir de 1942 começou a participar e a vencer torneios de ténis para jogadores negros, organizados pela American Tennis Association (ATA).
Entre 1947 e 1956, ganhou dez campeonatos consecutivos da liga de jogadoras negros. Entretanto, desde 1950, graças à ajuda financeira de um homem de negócios da Carolina do Sul, Althea pôde estudar na universidade e praticar ténis em simultâneo. A tenista estudou na Universidade da Flórida, onde se licenciou em 1953. A partir desse ano passou a ser instrutora desportiva na Universidade de Lincoln, no estado do Missouri.
O ano de 1950 ficou também marcado pela primeira participação num torneio com tenistas brancas, tendo sido a primeira negra a consegui-lo, antes mesmo dos homens. Assim, participou no torneio de Forest Hills, em Nova Iorque.
No ano seguinte, foi a primeira negra convidada a participar no conceituado torneio de ténis de Wimbledon, em Inglaterra.
Contudo, até 1956, fora da liga de atletas negras, só alcançou triunfos de pouca importância. Mas, nesse ano, ganhou o Open de França, o seu primeiro grande título, e integrou uma seleção norte-americana de ténis patrocinada pelo Departamento de Estado. Ainda em 1956 ganhou o torneio de pares de Wimbledon e no ano seguinte triunfou em individuais e pares. Em Nova Iorque, ganhou pela primeira vez o torneio de Forest Hills. Em 1958 repetiu todos estes títulos e lançou uma autobiografia.
Em 1959 tornou-se atleta profissional e, no ano seguinte, ganhou o campeonato feminino.
Posteriormente, jogou golfe profissional e participou em alguns filmes.
Como referenciar: Althea Gibson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 05:12:40]. Disponível na Internet: