alúmen

Um alúmen é a designação atribuída aos sais duplos do ácido sulfúrico de fórmula MeIMeIII(SO4)2.12 H2O, onde MeI representa um metal monovalente e MeIII um metal trivalente. Os sais possuem sempre 12 moléculas de água de cristalização. Os metais monovalentes que podem entrar na composição do alúmen são o sódio, o potássio, o rubídio, o césio, o tálio (e também o ião amónio NH+4). Os metais trivalentes são o alumínio, o crómio, o ferro, o tálio e outros.
Os alúmenes são utilizados no fabrico do papel e como mordentes em tinturaria.
O alúmen mais comum e por este motivo designado por alúmen é o alúmen potássico em estado natural também designado por sulfato de potássio e alumínio, de fórmula KAl(SO4)2.12 H2O. Obtém-se deixando cristalizar soluções saturadas de sulfato de potássio e de sulfato de alumínio (estes obtêm-se por sua vez aquecendo caulino ou argila com ácido sulfúrico). Um processo de obtenção, hoje em desuso, consiste em lixiviar minerais que contêm alúmen, como o xisto de alúmen e a alunite.

Como referenciar: alúmen in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 21:29:11]. Disponível na Internet: