anacronia

Etimologicamente, anacronia provém do grego ana- (contra) e de chronos (tempo), e refere um desencontro entre a ordem temporal dos acontecimentos e a ordem por que são narrados no discurso. Designa a alteração entre a ordem dos acontecimentos e a ordem em que são apresentados no discurso. Esta discrepância entre a ordem dos factos e o ritmo temporal designa-se analepse ("flashback", na terminologia cinematográfica) se há recuo no tempo, por exemplo pela evocação de factos, e prolepse se existe avanço no tempo, recorrendo à antecipação dos acontecimentos.
As anacronias podem resultar da necessidade de recuar no tempo para encontrar explicações para alguns factos do presente ou para criar expectativas com informações antecipadas.
Se a anacronia acontece antes do início da diegese da narrativa principal, é considerada externa; se sucede durante a narrativa principal, é designada como interna.
Como referenciar: anacronia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 14:26:13]. Disponível na Internet: