Anatoly Karpov

Xadrezista russo nascido em Zlatoust, em 1951. Foi o xadrezista mais jovem de sempre a alcançar o título de Mestre na antiga União Soviética.
Anatoly Yevgenyevich Karpov aprendeu a jogar xadrez aos seis anos e foi ensinado pelo antigo campeão mundial Mikhail Botvinnik. Aos treze anos, alcançou pela primeira vez o título de Mestre. Na universidade estudou Economia, Inglês e Espanhol.
Em 1969, venceu o Campeonato Mundial de Juniores. Depois disso, somou imensos sucessos nos principais torneios de xadrez mundiais. No ano de 1970, tornou-se Grande Mestre de xadrez. Três anos mais tarde, arrecadou o título mundial, após a Federação Internacional de Xadrez o ter retirado ao americano Bobby Fischer, por este se ter recusado a jogar com Karpov. Em 1978 e 1981, defendeu com sucesso o título mundial frente a Korchnoi. Em 1985 perdeu com Kasparov o título de campeão do mundo, que ostentou durante 12 anos. Ainda tentou recuperá-lo por duas vezes, mas não obteve sucesso.
Porém em 1993, uma polémica assolou o xadrez mundial. Kasparov e o jogador que o desafiou para o título, Nigel Short, optaram por não jogar para a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e realizaram o jogo pela Associação de Xadrez Profissional. Por seu lado, Karpov venceu o holandês Timman pela FIDE, enquanto Kasparov também derrotou Short. Ambos os xadrezistas reclamaram para si o título de campeão mundial.
Em 1994, Karpov alcançou um dos seu maiores feitos, ao vencer, sem qualquer derrota, um torneio internacional que se realizou em Espanha. Em 1998, ainda defendeu o título da FIDE, porém este foi-lhe retirado após Karpov ter discordado do formato dos torneios desta organização. A biografia do xadrezista russo foi publicada em 1990, sob o título Karpov on Karpov.
Como referenciar: Porto Editora – Anatoly Karpov na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 13:21:04]. Disponível em